Contra o aumento ABUSIVO das mensalidades 2012

Contactar o autor da petição

Este tópico de discussão foi criado automaticamente da petição Contra o aumento ABUSIVO das mensalidades 2012.

Convidado

#476 Re: planilha

2011-10-31 14:35

#447: - planilha

Correta a colocação, assim com a de outra pessoa que fez menção ao fato de uma linha fechada com 13 milhoes de reais chamada "Outras Despesas". O que que tem alí??

Outra coisa que me chamou a atenção foram os 10 milhões de depreciação... Não sou contador auditor nem nada parecido, mas o meu entendimento é que a depreciação de Ativos Fixos pode ser contabilizada como despesa com o objetivo de reducir o lucro para fins do imposto de renda (isto numa empresa com fins de lucro). Mas isto não afeta o caixa da empresa, portanto não deveria justificar aumento nas mensalidades.

Não sei se essa minha colocação é correta ou não, mas gostaria muito que alguem me ajudasse a entender isto pois tenho reunião agendada para esta semana e quero saber se devo brigar por causa disso ou não...

Convidado

#477 Re:

2011-10-31 14:58

#475: -

Já estamos com representantes de cada unidades (Morumbi, Panamby e Valinhos) para nossa reunião de amanha com o CVPS. Frédéric

Convidado

#478 Re: Re: Re:

2011-10-31 14:59

#455: - Re: Re:  

A solicitação sobre um desconto para o segundo filho está baseado no que todas as escolas praticam, mesmo as do nível de mensalidades do Porto. Nada tem de estranho. Fica ainda mais esquisito que outras consigam ser eficientes do ponto de vista educacional e administrativo praticando os descontos, e o Portoi Seguro tenha que cobrar mensalidades absurdas e não dar o desconto, para conseguir resultados pífios no ENEM.

Convidado

#479 Re: Re: arnaldo@uol.com.br

2011-10-31 15:03

#436: - Re: arnaldo@uol.com.br 

Tem vários jornalistas da Rede Globo com filhos na escola.

Convidado

#480 Re: Re: Re:

2011-10-31 15:14

#455: - Re: Re:  Vc está fora do contexto !! Acorde , querida ! Sua luta , então , é outra ! Bye,bye !

Convidado

2011-10-31 15:19

"O Colégio oferecerá redução de mensalidade para famílias com quatro ou mais filhos matriculados em 2011:
4º filho – 25% de desconto
5º filho e seguintes – 50% de desconto"

Convidado

2011-10-31 16:30

Precisamos URGENTEMENTE solicitar os balanços de despesas (com o resultado operacional) nos ultimos 5 anos. Como se justifica ua projeção de um resultado operacional NEGATIVO de quase 6 milhoes de reais em 2011, mesmo após um aumento de 13% nas mensalidades de 2010 para 2011? Afinal, existe algum planejamento financeiro nesta instituição? Não gostaria de estar na pele do diretor financeiro...

Convidado

#483 Balanços

2011-10-31 16:37

Os balanços da Fundação são públicos e APROVADOS pelo Ministério Público, que deve os ter. O Promotor resposável é o Dr. Airton Grazzioli, Tel. 3243-4834, Fax 3243-4833. Penso eu que ele, como Servidor Público e "Zelador" das Fundações da Cidade de São Paulo não se negaria a auxiliar-nos neste legítimo pleito.

Convidado

#484 Comissão

2011-10-31 16:42

Sr. Frederic.
Sem perder o foco da questão, seria conveniente indagar-se a Sra. Diretora atual a respeito da saída da ex-adminstradora, Mariana Battaglia. Pergunte a ela se a Fundação presenteou a ex-diretora por méritos e de que forma. Esta decisão deve ser pública por se tratar de uma Fundação e, ao que consta, ela não faz mais parte do quadro da Instituição então "qualquer" presente deve ser aprovado pelo Conselho de Curadores da Instituição que devem estar cientes de tudo e mais, se há qualquer problema de gestão do passado (desvio de $$ do advogado, por exemplo) o reflexo está se dando agora e quem está pagando a conta é a Comunidade Escolar. Segundo consta, há uma pensão sendo paga a esta cidadã, o que justifica as contas que estão circulando na internet. Qualquer dúvida, é irmos ao Cartório verificar as atas de deliberação, pois como disse, são públicas.

Convidado

2011-10-31 17:53

De acordo com o comunicado DG 08/11 do Departamento Financeiro (que apresenta uma "planilha de custos"), o CVPS está projetando 244 alunos pagantes a menos em 2012, e isto implicará numa redução de receita de aproximadamente R$ 5,48 milhões de reais (levando-se em conta o valor da mensalidade ponderada). Deveremos cobrar a Diretoria sobre os motivos desta redução de alunos pagantes. Aliás, qual é o planejamento financeiro/ pedagógico que o CVPS tem para os proximos 5 anos?

Convidado

#486 Re:

2011-10-31 17:57

#482: -  

Se fosse em qualquer empresa ou fundação, com um resultado desses o diretor financeiro já teria sido demitido. A não ser que o orçamento contemplasse um resultado negativo dessa magnitude ( e que não era do nosso conhecimento) 

Marcelo R.

#487 Re: Re: planilha

2011-10-31 19:22

#476: - Re: planilha 

Pessoal, não é correto olhar planilha de custos por competência, ainda mais com uma linha de depreciação. Precisamos olhar o fluxo de caixa da escola. Pelo fluxo é que conseguimos verificar se há ou não deficit com está sendo demonstrado na planilha. Por favor, na reunião devemos insistir em verificar o fluxo de caixa da escola.

Convidado

#488 Re: Re:

2011-10-31 19:26

#465: - Re:

Mauricio, minha filha fez a vivência no B,mas preferiu o comércio. Ela tem várias amigas que foram para o B e gostam. Também tem no grupo dela um menino que foi, fez a oitava série no B e voltou para o comérico no ensino médio. Se você estiver interessado, meu email é vivianeval@terra.com.br, posso te colocar em contato com as amigas dela. Foi conversnado muito com várias pessoas e diretoras da escola que ela e nós chegamos a conclusão. Que por sinal, não é fácil de ser tomada!

Convidado

#489 Re: Re: São terceirizados.

2011-10-31 21:07

#443: - Re: São terceirizados.

CNPJ é 00.131.215;0001-41 . Lelio Canevari livraria e Papelaria Ltda.

Convidado

2011-10-31 21:30

E eu, que cheguei há um ano, pago por um déficit de 5 anos? Que loucura é essa?

Convidado

#491 Re: Re: Re: São terceirizados.

2011-10-31 21:32

#489: - Re: Re: São terceirizados. 

Para conhecimento,  LELIO CANEVARI foi um ex-diretor do CVPS.

Convidado

2011-10-31 22:55

Existe alguma razão especial para as mensalidades de SP serem mais altas do que Valinhos? No Portinho a diferença é de mais de 10%...

Convidado

#493 Re:

2011-10-31 23:48

#492: -

As mensalidades do porto de valinhos em 2010 eram exatamente iguais as do Porto Morumbi e Porto panamby, pois no ano passado tinha a intenção de mudar para Valinhos e estivemos no Porto de Valinhos para conhecer o colegio e verificar se existiria alguma diferença de valores, pois normalmente os colegios do Interior sempre são mais baratos que os da capital

Convidado

#494 Re:

2011-10-31 23:53

Pode ser que o IPTU no interior é mais barato.

Convidado

2011-10-31 23:56

Aos pais que costumam NÃO autorizar a publicação interna ou externa da imagem de seus filhos , atentem a uma NOVA cláusula do contrato recebido hoje.

Convidado

2011-11-01 00:26

Srs,

Hoje recebemos a rematricula para 2012 ! Vamos aceitar esta situação ? Sugiro uma reunião aberta com a direção da escola com a presença dos pais no auditório da escola ! Caso contrario a escola continuará se suportando em advogados para nos empurrar "guela" abaixo estes aumentos.

O porto não pode ser considerado uma escola de primeirissima linha para cobrar aumentos abusivos. Querem se comparar a VERTICE , MOBILE , BANDEIRANTES se esquecendo de apenas um detalhe essas citadas entre outras colocam em universidades CONCEITUADAS o porto não pasa nem no ENEM !!!!!

Convidado

#497 Re:

2011-11-01 00:28

A SOLUÇÃO SERIA TER MAIS FILHOS ???É ISSO ?

#481: -

Convidado

2011-11-01 00:38

GOSTARIA DE COMPARTILHAR COM VOCES E-MAIL QUE TIVE A OPORTUNIDADE DE TER ACESSO DE UM PAI ENVIADO AO COLEGIO... MUITO BEM COLOCADO E RESUME TODA ESTA SITUAÇÃO:

Prezada Sra. Celina,

Foi com muita surpresa e indignação que recebemos correspondência do Porto Seguro anunciando os valores a serem pagos em 2012. Surpresa, pois ao longo destes anos que mantemos uma relação financeira / pessoal não me lembro de quando o Colégio Porto Seguro tenha reajustado os valores de suas anuidades em percentuais tão discrepantes com a realidade do mercado.

Nestes últimos meses, tenho recebido os reajustes anuais de vários serviços que me são prestados como NET TV , Gás, Siemens (Segurança) , Telefones (Fixo e Celular) , Agua , Luz , eletricidade, condomínios (Residencial e comercial), Clube, Planos de Saúde, Faculdade , Seguro de casa e veiculo, etc. etc. e ABSOLUTAMENTE nenhum dos prestadores de serviços efetivou aumentos maiores que 8 %, que aliás foi o teto do IGPM.

Devo confessar-lhe ainda que na empresa que trabalho (ligada ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC) o aumento repassado aos funcionários foi de 10,8% sendo que destes, 3 % foi dado a titulo de aumento real, não tendo este aumento sido repassado a salários maiores ou para níveis de supervisão, Gerencia e Diretoria, pois nestes níveis são levados em conta o desempenho pessoal de cada um para repasse de aumentos que não supera os 10,8 % acima.

Por falar em desempenho , esta poderia ser uma das justificativas por parte da escola para justificar o aumento reportado, mas infelizmente para nós pais esta suposta melhoria de desempenho não é percebida, pois não vemos ainda o Porto Seguro como uma das escolas que coloca alunos em faculdades de ponta como Medicina (Pinheiros e Paulista ) Engenharia (Poli , ITA ou escolas federais ) entre outras.

Por falar em ensino médio ... este que muito nos decepciona pois o que percebemos são alunos focados nas festas de formatura, na viagem a Porto seguro , nas comemorações semanais que não focam no objetivo principal que deveria ser o Vestibular ! Parece estar criada a cultura que o terceiro ano do ensino médio é caracterizado por uma prolongada festa de despedida da escola. Em função disto muitos pais, nos quais me incluo, colocam seus filhos em cursinhos pré-vestibular na tentativa de cobrir as lacunas deixadas pela escola nesta área.
Outra justificativa poderia ser um aumento de 20 % na folha de pagamento dos professores e funcionários com o objetivo de se melhorar a qualidade do ensino , fazendo com que os alunos , principalmente do ensino medio por exemplo tivessem um maior foco no vestibular e na sua carreira futura, mas este não me parece ter sido o caso

Com relação ao produto que minha empresa fabrica, nos vemos obrigados a estar em constante renovação trazendo ao mercado tecnologias de ponta sem nenhum aumento de custo para o cliente final , pois um aumento de 18 % em nossos produtos simplesmente nos tiraria do mercado. Buscamos então outras formas de reduzir os custos dos produtos ou mesmo redução nos custos estruturais para continuarmos sendo competitivos com produtos de excelência. Será que o Porto Seguro não deveria buscar em outras áreas as soluções para obter excelência sem aumento tão expressivo de custos ? Será que não cabe ao Porto Seguro como educadora de futuros empreendedores mostrar como se consegue atingir melhores níveis de educação sem aumentar as suas anualidades ?

Aumentar a anuidade neste nível é tentar elitizar mais a escola já tão elitizada. Colocar nela mais pais do tipo que pagam, para se livrar das responsabilidades de educar seus próprios filhos. Povoar mais a escola de "filhinhos de papai" descomprometidos com o estudo e a educação. Quanto mais cara a escola mais percebemos este tipo de atitude. E onde está o comprometimento com a educação ?

Isto posto , fica aqui a minha total indignação e protesto com a postura da escola em aumentar as suas mensalidades em 18% sem uma justificativa clara aos pais. Confesso que, individualmente o que posso fazer neste momento é lhe escrever indignado esperando que a diretoria da escola e da mantenedora revejam esta situação voltando a exercer aumentos compatíveis com o mercado. Seria uma atitude muito radical retirar desta escola minha filha mais nova quebrando um ciclo da vida dela. Mas creio que infelizmente ela não venha a fazer o ensino médio no Porto por tudo que coloco aqui.

O mais triste é perceber que vários pais se sentindo impotentes perante esta situação, se organizam em grupos e abaixo assinados com adesão maciça para procurar órgãos governamentais como MEC e PROCOM para tentar procurar seus direitos revertendo esta situação.

Os pais ganhando ou perdendo, quem perde é a escola pois a imagem da mesma ficará mais uma vez abalada ! Já não bastava a reportagem negativa da VEJA (sobre a qual me solidarizei com a escola, escrevendo diretamente ao Sr. Victor Civita da Abril) ?. Não bastou o péssimo desempenho nos ENEMs nos últimos anos anunciados aos quatro ventos pela mídia, e ainda a fama de não pontuar nas principais faculdades e universidades do Brasil ? O Colégio Porto Seguro não precisa de um novo vexame perante a opinião publica, da imagem de uma escola que aumenta suas prestações muito acima da realidade (Tipo de assunto amplamente discutido em telejornais e jornais a cada inicio de ano nos quais não gostaríamos de estar inclusos).

Respeitosa e indignadamente

Convidado

2011-11-01 00:53

Srs Advogados

Como fazer para efetuar o pagamento da escola em juizo ? Como garantir a matricula sem assinar o contrato que recebemos ? è possivel fazer isto atravez de uma liminar ou outro documento juridico ? è cabivel agum tipo de ação ?

Os pais elitizados como descrito acima já tevem estar enviando os contratos. Devemos nos recusar a enviar ?

Convidado

2011-11-01 00:54

#469: - Re:

Frédéric, não se esqueça de gravar a entrevista! Tive uma triste experiência com a Folha de São Paulo,aonde colocaram palavras que eu nunca havia dito e depois, sem gravação, nada pode ser feito.