Contra o aumento ABUSIVO das mensalidades 2012

Quoted post

Regina Oliveira

#452 Planilha de custos

2011-10-30 13:11

#451: - Re:  

Senhores, eu não sei quanto a vocês, mas pessoalmente fiquei bastante frustrada com o documento disponibilizado pelo colégio na última sexta: o que eles chamam de "Planilha de Custos" se trata, na verdade, de uma "DRE" (Demonstração do Resultado do Exercício) altamente sintetizada e com inconsistências muito sérias, a saber, a rubrica "Outras Despesas" corresponde por quase 50% do total dos gastos, i.e., ~R$12.000.000 - tornando impossível uma análise aprofundada das contas e uma visão da real situação da entidade. Em suma, trata-se de um documento   superficial e que faz com que se levantem mais perguntas do que ofereçam respostas.

Minha sugestão é que um Auditor ou um Contador integre a Comissão de Pais que irá conversar com a escola e que solicite um Demonstrativo de Resultados sem consolidação de contas para que possamos analisar "linha a linha" a variação de um exercício para o outro e respectiva justificativa. Seria interessante também obter o Balanço Patrimonial da entidade para entender o que faz parte do sub grupo Ativo Investimento e que deveria ser amortizado,  naturalmente, nos próximos exercícios sem necessidade de um aumento real de receita (i.e. aumento das mensalidades acima da inflação) e o que é, de fato, aumento dos custos/ gastos/ despesas. 

Infelizmente, eu não sou nem Contadora nem Auditora - apenas uma mãe preocupada - e, naturalmente, me coloco à disposição no que puder ajudar. Parabéns a todos vocês pela iniciativa.

Respostas

Convidado

#563 Re: Planilha de custos

2011-11-02 12:21:36

Bom dia!!! Sou produtora da REDETV e estou produzindo uma matéria sobre o assunto.

SE alguém puder auxiliar meu telefone é 3306 1706, inclusive hj no feriado estou de plantao e fico aqui até umas 14h.

Obrigada.

Simone Garcia