Abaixo assinado para o não fechamento do Terreiro de Candomblé Nação Angola Abassá Oxum e Oxóssi, fundado1966 São Paulo S/P pela Matriarca Carlita Reis Gomes renomeada Mãe Caçulinha D’Oxum.
Comentários
#1
Um barracão fundado em 1966 não pode ser fechado por pura intolerância e ganância de quem não é do Santo!Graziela De Andrade moreno (TAUBATE, 2022-12-02)
#2
Sou contra o fechamento da casaTatiane Aparecida (São Paulo, 2022-12-02)
#4
Mãe Caçulinha é minha primeira mãe de santo e a amo muito!Haydê Paixão (Kimwangale) Soula (São Paulo, 2022-12-02)
#8
foram dias e noites acolhendo a qualquer pessoa que batesse no portão, ninguém nunca passou pelo ABASSÁ sem uma conversa, um prato de comida , uma resposta ou um sorriso de Mãe Caçulinha..:são muitas vidas resgatadas, muitas famílias reconstruídas, doenças saradas , enfim… nossos N’kisis estão fundamentados ali.Kutala Diamuganga
Katia Luciana Alves Sampaio Leite (São Paulo, 2022-12-02)
#13
Quero que a casa se mantenha abertaLúcia Barbosa de Sousa Silva (Sao paulo, 2022-12-02)
#14
Casas tradicionais têm o seu valor e real importância para a toda nossa comunidade de Terreiro.Todo trabalho de reconhecimento de Mãe Caçulinha e seu legado social, material e Ancestral deve ser preservado.
Oya Sivanju (São Paulo, 2022-12-02)
#15
Em respeito ao sagrado e a família que eu tenho dentro do terreiro. Frequento a casa desde antes do meu nascimento e hoje com 34 tenho honra de compartilhar a casa com a milha filha.Em respeito à minha Vó Caçulinha e a dedicação de toda sua vida para com seus filhos sejam de sangue ou não.
Ana Carolina Martins Aita (São Paulo, 2022-12-02)
#18
Dra. Jaqueline SantosJaqueline Gomes (São Paulo, 2022-12-02)
#19
UbuntuAdriana Silva (São Bernardo do Campo, 2022-12-02)
#20
Sou totalmente contra a destruição do terreiro.Rosane Peres Marega Alves (São Paulo, 2022-12-02)
#21
Conheci a matriarca deste terreiro, sua dedicação e luta por resistência e o descaso com a tradição por seus herdeiros biológicos, exceto, sua neta que segue luta pelo não fechamento (por Venda).. Precisa ser tombado e mantido. E um patrimônio histórico material e imaterial.Evandro Luiz Soares Bonfim (Osasco, 2022-12-02)
#24
Sou Candomblecista e preservo minhas raízesEdson - Sessè (São Paulo, 2022-12-02)
#28
A tradição religiosa de povos de religião de matriz africana passou por séculos de tentativas de destruição e seu principal violentado foram sempre as elites brancas e cristãs da época. Fala-se tanto em reparação , então mais do que justo preservar este espaço que carrega memórias de muito axé. Respeito religioso a qualquer custo! Chega de nós sermos massacrado por elites religiosas.Weslei Machado (Santo Amaro, 2022-12-02)
#32
Liberdade religiosaAlexandre Santos (Tá oai da Serra, 2022-12-02)
#34
Pelo fim das perseguições e campanhas de invizibilização das religiosidades de matriz africana no Estado de SP e no Brasil.Leonardo Lopes (Hortolândia, 2022-12-02)
#35
Para que seja preservada a história e tradição do Candomble Bantu no BrasilJAILTON SANTANA PEREIRA (CAMAÇARI, BA, 2022-12-02)
#38
Sou adepto da religiãomarielson costa silva (salvador, 2022-12-02)
#39
A casa está sendo vítima de Intolerância religiosaMariana Luzia Dalla Zanna (São Paulo, 2022-12-02)
#41
Pela defesa da liberdade religiosa e continuidade do templo em questãoGabriel Grandi (São Paulo, 2022-12-02)
#46
Porque conheci Mãe Caçulinha e o amor que ela teve por todos que ajudou.Sidney Gregorio (São Paulo, 2022-12-02)
#47
Como membro da cultura Congo angola, me sinto na necessidade de fazer o melhor.Daniel Bonifacio (Itapecerica da serra, 2022-12-02)
#54
Sou contra o fechamento do barracão,sai de Curitiba para conhecer fiquei encantada com o lugar, lugar de sabedoria lugar de antiguidade um lugar a ser preservado com dignidade.Edicleia Iung (Curitiba, 2022-12-02)
#56
Pela liberdade religiosaCristiane Duque (São Paulo, 2022-12-02)
#59
Pq conheci bem aquela casa nossa saudosa mãe Caçulinha e tive bons amigos e irmãos dali,fora o carinho e o respeito.... Candomblé de Angola não pode acabar....Celso Araújo (SÃO PAULO, 2022-12-02)
#61
SOU CONTRA O FECHAMENTO E A VENDA DA CASA ONDE SITUA-SE O TERREIROAna carolina Vallim teixeira (São paulo, 2022-12-02)
#67
É essencial maternos vivas as casas onde se perpetuam as tradições de matriz africana.Vívian Alves (Salvador, 2022-12-02)
#71
Pelo direito de existência e cultuaçao aos nossos ancestrais.Aldeny Gomes (Recife, 2022-12-03)
#82
Eu estou a assinar por que as tradições da casa devem ser manditas, principalmente porque assim era o desejo da antiga YaloixaPriscila Zago (Guaratinguetá, 2022-12-03)
#84
Eu estou a assinar,pois não podemos deixar uma casa tão antiga e importante morrer.Marcos Eduardo Santana (Moreno, 2022-12-03)
#86
Tradição de terreiro deve ser mais do que respeitada. É um patrimônio do nosso país e é formadora da nossa identidade.Leandro de Lira (São Paulo, 2022-12-03)
#92
Porque gosto muito da região e acho que as pessoas deveriam respeitar todas as regiõesMaria Virgilina (Sp, 2022-12-03)
#93
não quero que situações assim não ocorram maisCarlos Eduardo Costa Santos (Guaratinguetá, 2022-12-03)
#95
Sou bisneta de dona caçulinha, se não fosse por ela ninguém da família seria o que é hoje.Não tem por que deixar esse legado parar!
Temos capacidade de continuar a história que ela deixou e ajudar muitas pessoas.
Mas os filhos de sangue dela só visam dinheiro e querem vender o terreno.
Julia Alexsandra Alves Sampaio Mattar (SAO PAULO, 2022-12-03)
#97
Por ser totalmente contra injúrias racias e religiosas.Rubens Kleber (são Paulo, 2022-12-03)
#98
Lutamos por causas justas e de grande significado Religioso e culturalNão podemos permitir que seja fechado uma casa que tanto ajuda a comunidade.
Helena Raquel Barbosa (Campinas sp, 2022-12-03)
#101
Respeito a religiosidade alheia. Não faço com a religião dos outros o que não quero que façam coma minha. Somos todos irmãos.Idel Ribeiro (Santos, 2022-12-03)
#109
Sou frequentador assíduoGerson SANTOS (SÃO PAULO, 2022-12-03)
#111
Sou de religião de matriz africanaWillian Andrade (São Paulo, 2022-12-03)
#113
Não concordo com o fechamento.Carlos Wagner Alcântara (São Paulo, 2022-12-03)
#117
Estou assinando porque conheci a mae Carlita e se legadoMaria Aparecida Nalessio (Sao Paulo, 2022-12-03)
#122
Pq uma casa de N'kissis deve viver ...Wesley Almeida (Embu das artes, 2022-12-04)
#124
Sou candomblesistaMagali Mendes (Campinas, 2022-12-04)
#125
Porque as religiões de Matriz africana merecem respeito.Felipe Matias (Natal, 2022-12-04)
#137
Abaixo ao racismo religioso!Rebeca da Silva (Natal, 2022-12-04)
#139
Sou adepto da religião e tenho certeza que precisamos divulgar mais a nossa cultura e quebrar alguns paradigmasMAURICIO DIAS (Juiz de Fora, 2022-12-04)
#148
Respeito a tradição cultural da afrodescenciaFrancisco Savazzi (Sp, 2022-12-04)
#151
Para manuntenção da nossa ancestralidae.Ligia Borges (Cidade Aracaju, 2022-12-04)
#152
Há tradição e história de 56 anos que devem ser preservados. Não se destrói uma comunidade religiosa.Elza Matendesi Oliveira (Camaçari, 2022-12-04)
#154
Pelo respeito à tradição de uma religião que apesar do preconceito e dificuldade ajuda a muitas pessoas, se fosse uma igreja católica de roça em uma fazenda ou em um bairro rural, construída por particulares não se discutiria a sua legimitividade, pois meu avô paterno constriu uma pequena igreja a São José em sua fazenda dentro de sua propriedade e isso já faz mais de 80 anos, meu avô morreu vendeu e foi loteado a fazenda e o local da pequena igreja é considerado patrimônio religião e ficou em um terreno de uso da comunidadeRosani Pilan (Jacarei São Paulo, 2022-12-04)
#157
Como Sacerdote de Umbanda entendo bem as lutas enfrentadas para até nos dias de hoje manter uma Casa Aberta praticando a Caridade... Sarava Sarava Fraterno Padrinho Beto Campos.CARLOS DE CAMPOS (Campinas, 2022-12-04)
#158
Essa casa é patrimônio das pessoas do ase… em respeito a trajetória e história de vida da referida Yalorixa.Rychelmy Imbiriba Veiga (Camaçari, 2022-12-04)
#159
Sou filho da fé, simpatizante das missões do candomblé e filho da umbanda.Léo Henrike (Jacareí, 2022-12-04)
#162
Pq sou de candombléLeonardo França (São Paulo, 2022-12-04)
#164
Assino pelo direito e existência do terreno.Paulo Henrique (São Paulo, 2022-12-04)
#167
Por q faz parte da minha luta diaria como homem negroVinicius Da Silva Nascimento (Sao paulo, 2022-12-05)
#168
Assino pelo nosso direito constitucional de professar nossa fé e pelo fim do racismo religioso.Daniel Pereira (São Paulo, 2022-12-05)
#169
Não podemos aceitar racismo de nenhum tipo, inclusive este evidente racismo religioso.Fabio Nepomuceno (Caieiras, 2022-12-05)
#173
Pelo direito de ser mantido,um patrimônio afro religioso,que contém uma grande história e muita importância para o povo de matriz africana.Rafael Silva Cruz (São Paulo, 2022-12-05)
#174
Sou de candomblé, sou historiadora e sei da importância da manutenção dos terreirosDanielle Queiroga (São Paulo, 2022-12-05)
#177
pq faço parte dessa casa desde que nasci e o que estão fazendo é um desrespeito com nosso sagradoMariana Mocuta (Caieiras, 2022-12-05)
#183
É fundamental a manutenção dos cultos afro-brasileira no Brasil.LUIZ GILBERTO GAY SERPA DAIELLO (Porto Alegre, 2022-12-05)
#184
Para manter viva a memoria de nossas ancestrais.Phellipe Logüanjirê (São Paulo, 2022-12-05)
#187
Por acreditar que todas as casas de matrizes africanas contam as histórias de nossos ancestrais. Contam a minha história.Katia Nunes (Ananindeua, 2022-12-05)
#189
Pelas crenças de manter um sagrado de péAgatha Palloma (Rio de Janeiro, 2022-12-05)
#192
Pq temos que resistir .Um terreiro aberto é garantia de resistência.
Carla Jesus (Itapevi, 2022-12-05)
#193
Em solidariedade aos meus irmãos de Ase #juntosomosmaisfortesCristiano Paulo de Santana (São Paulo, 2022-12-05)
#196
Ao combate a intolerância religiosaWALDIR Tiveron (São Paulo, 2022-12-05)
#198
Estou assinando, para não fechando do terreiro.Michele Santos (Salvador, 2022-12-06)
#199
Pois A cultura afro merece respeitoAngelica Apóstolos dos Santos (São Paulo, 2022-12-06)
#200
Frequento está comunidade a mais de 20 anosSergio Roberto Vieira de Santana (São Paulo, 2022-12-06)