Morar Em Lisboa - Carta Aberta

Comentários

#3002

Estou a assinar porque considero muito caro e sem razão os preços de aluguer e compra de casas em Lisboa.

(Barreiro, 2017-01-29)

#3006

Gostaria de voltar a viver em Lisboa, mas as atuais circunstancias tornam este desejo muito dificil de se realizar.

(Bruxelas, 2017-01-29)

#3022

Quero viver em Lisboa, a minha cidade, a preços de Lisboeta e não de turista!

(Lisboa, 2017-01-29)

#3023

Gostaria muito de viver numa cidade com gente que nos acompanha, que nos conhece, com quem nos cruzamos e encontramos todos os dias... Numa cidade com histórias e durem no tempo e onde os jovens adultos possam igualmente habitar.

(Lisboa, 2017-01-29)

#3027

Amo a minha cidade!

(Lisboa, 2017-01-29)

#3031

Como estudante universitária de arquitetura em Lisboa tenho especial interesse nesta situação, assim como na preservação do centro histórico da cidade e das suas tradições e cultura através das populações portuguesas aqui residentes ou com interesse em residir.

(Lagos, 2017-01-29)

#3033

Concordo

(Lisboa, 2017-01-30)

#3041

é uma vergonha o que estão a fazer consigo Lisboa

(Amadora, 2017-01-30)

#3044

Amo esta cidade! E quero que a minha filha continue a habitar a cidade que eu amo e acho a mais linda do mundo! E

(Lisboa, 2017-01-30)

#3056

porque não ha casas para alugar a preços em conta , tudo o que ha estao para airbnb

(lisboa, 2017-01-30)

#3063

Concordo absolutamente com esta Carta Aberta

(LISBOA, 2017-01-30)

#3075

Nao consigo pagar a minha renda com salario base de 650 euros.

(Lisboa, 2017-01-30)

#3080

Os arrendamentos estão a um preço de loucos!

(Lisboa, 2017-01-30)

#3084

Porquê de momento estudo e moro em Lisboa

(Leiria, 2017-01-30)

#3085

Porque actualmente se quiser morar na cidade que nasci e que moro de forma independente é impossível. Os preços são mais caros que nos subúrbios, mas eu tenho direito e quero continuar a morar na minha cidade a cidade que eu nasci e tenho direito a permanecer nela se assim desejar e não sou obrigado a ir viver para fora devido aos actuais preços do imobiliário. Deve a câmara municipal de Lisboa pagar um subsidio aos lisboetas que nasceram e trabalham em Lisboa sobretudo os jovens que querem ter uma vida independente ou construir casas para esse grupo não de forma social, mas para quem ama a cidade de Lisboa e que paguem um preço justo para continuar a viver nela. Os ricos de fora é que vivem na cidade de Lisboa e os que nela nasceram e amam a cidade são excluídos e privados de viver nela.

(Lisboa, 2017-01-30)

#3086

Porque o meu trabalho e o da minha familia seria facilitado e renderia mais se morássemos em Lisboa.Porém, como os governos do meu pais permitem um escandaloso oportunismo das imobiliárias e dos mercados paralelos, nem eu e a minha familia, nem milhares de jovens adultos e jovens casais conseguem pagar rendas que são autênticas fortunas. E muito menos se consegue comprar casa em Lisboa - isso tornou-se uma miragem, uma oportunidade apenas para estrangeiros e uma minoria de nacionais ricos. Não resta senão chamar de MENTIROSOS os governantes representantes do portugueses, que prometeram tornar a cidade acessível a todos.

(Odivelas, 2017-01-30)

#3089

Porque os precos da renda sao inaccessivel comparados a os ordenados

(Lisboa, 2017-01-30)

#3091

Porque concordo com a Carta Aberta, em questão, e gostaria de ver esta temática debatida de forma a que fossem realizadas alterações a nível dos custos habitacionais em Lisboa. Uma vez trabalhar no centro, e ser muito mais vantajoso viver lá também, caso os valores se alterassem.

(Oeiras, 2017-01-30)

#3093

porque vivei em lisboa, na mouraria, por mais que dois anos e tambem se nao sou portugues ou alfacinha, me doe o coracao ver como todos os barrios mais antigos, e bonitos, tao a vender a propria alma em troca de dinheiro estrangeiro. dinheiro que chega, leva o que precisa e vai embora. o turismo pra lisboa deve ser uma oportunidade pra crescer pra melhorar os servicios mas se continuar assim o turismo de massa que esta a chegar vai ser so uma arma contra os portugueses mesmo. deve ter facilitacoes pelos portugueses que querem continuar a viver no centro e precos muito mais altos pelos turistas o pra quem quer arrendar a casa pelos turistas.

(berlin, 2017-01-30)

#3099

Eu estou a assinar porque tive que mudar me para Lisboa durante uns meses e o quarto mais barato que encontrei foi a 250€ onde basicamente cabia uma cama e o vestuário. Eu enquanto estudante, alem das propinas, alimentação e transportes tinha que, sozinha, suportar esta despesa. Insustentável e inadmissível uma vez que estava a viver num 'palheiro' e não num palácio.

(Coimbra, 2017-01-30)

#3105

Infelizmente é cada vez mais difícil viver em Lisboa. Não nasci cá , mas vejo esta cidade com sendo minha e partilho com os lisboetas ( portugueses ) a dificuldade de conseguirmos chamar esta cidade nossa . Queremos estrangeiros cá e eles são essenciais mas é preciso equilibrar .

(Lisboa, 2017-01-30)

#3110

Porque desejo viver num mundo são, de bem-estar, qualidade ambiental, sustentabilidade, solidariedade, convivência assente no respeito mútuo, em vez de um mundo enlouquecido pela ganância e pelo consumismo.

(Lisboa, 2017-01-31)

#3112

Porque como lisboeta e jovem empresária quero viver na minha cidade,onde trabalho e onde luto todos os dias ! Lisboa foi comprada .

(Lisboa, 2017-01-31)

#3114

porque gosto muito Lisboa muitos anos, mas há um feito que a alma vai mudar quando as pessoas daqui não pode viver aqui.

(Lisbon, 2017-01-31)

#3121

A habitação condigna é um direito. As cidades vivem, fazem-se de quem as habita, das suas pessoas, nao de turismo especulativo. Porque quero que Lisboa continue autentica e viva.

(Lusboa, 2017-01-31)

#3123

O excesso e desordem no alojamento local para turistas vai acabar por, a médio prazo, acabar com o próprio turismo.

(Covilhã, 2017-01-31)

#3124

Apesar de já não morar em Lisboa, considero que todos os assuntos públicos, inclusive, os relativos ao ordenamento do território, em toda a sua dimensão, são de âmbito nacional.

(Rio Maior, 2017-01-31)

#3126

Gosto e defendo Lisboa!

(Lisboa, 2017-01-31)

#3135

Os preços do arrendamento em Lisboa são um absurdo para um jovem que recebe o ordenado mínimo.

(Lisboa, 2017-01-31)

#3139

Faz parte do dia-a-dia de Alfama ver a antiga vizinhança a lutar para poder continuar a viver aqui, ou a carregar os seus parcos pertences pela rua abaixo. Gerações que criaram uma vivência única num bairro como nenhum outro em Lisboa, a verem o seu estilo de vida desaparecer. Já não se ouvem crianças a brincar na rua, nem velhinhas à janela gritarem à vizinha da frente para tirar a roupa do estendal porque chove. Hoje o dia-a-dia de Alfama é "Do you speak English?"

(Lisboa, Alfama, 2017-01-31)

#3142

Sou, e quero poder continuar a morar na minha cidade.

(Lisboa, 2017-02-01)

#3154

Porque quero que eu e os jovens que como eu que trabalham e estudam na cidade e para a cidade e ainda dependem —alguns— de ajuda de terceiros tenham melhores condições e melhores preços do que os praticados até agora.

(Lisboa, 2017-02-01)

#3155

Porque partilho da preocupação constante nesta petição.

(Lisboa, 2017-02-01)

#3157

Eu estou a assinar porque voltei do estrangeiro e não encontro casa para mim na cidade onde morei vários anos, sem problemas. Porque vejo demasiados prédios e demasiados bairros transformados numa variedade de tipos de alojamento, do local ao de charme, do hotel ao hostel. E isso cansa e entristece-me porque a cidade já não é a mesma e começa a ficar despovoada de nós, lisboetas. Devia ser uma cidade para todos: turistas, estrangeiros residentes, nacionais de outros lados e lisboetas. Neste momento, parece só haver espaço para turistas...

(Lisboa, 2017-02-01)

#3159

Considero inaceitável que a minha cidade se deixe seduzir pelo logro das leis do mercado e pela lógica destruidora do lucro do curto prazo.

(Lisboa, 2017-02-01)

#3165

Pq concordo com a petição

(Lisboa, 2017-02-02)

#3167

considero Lisboa uma capital com características únicas, não deve de todo ser adulterada, lisboa não é só monumentos históricos para estrangeiros ver, Lisboa tem vida que lhe é conferida pela sua população, que não pode nem deve ser excluída .

(lisboa, 2017-02-02)

#3173

Concordo com o que foi exposto e adoro a minha cidade!!!

(Lisboa, 2017-02-02)

#3176

Lisboa é os lisboetas

(Lisboa, 2017-02-02)

#3181

Estou a assinar esta petição, pois sou uma das vitímas desta conjuntura. Vivo e trabalho em Lisboa há dois anos. Nesta cidade que eu amo, vivo numa ambiguídade tal, que muito em breve, me fará ambandoná-la. Desde Abril de 2015 fui já vitíma de roubo, graves danos morais e extorção. Se por um lado este País, à beira mar plantado, e proporcionou uma prespectiva de futuro dando-me trabalho e uma prospecção de carreira, por consequência, meios de sonhar com uma vida estável, constituição de familia... Amputa-me ao obrigar-me literalmente a compactuar com o seu lado mais negro e sujo. Pago uma renda altissíma a um Estrangeiro que sub aluga a casa de alguém, que me corta a liberdade ao ponto de controlar o que eu como, e não declara um único centavo do dinheiro que recebe por este teto que alberga oito pessoas na minha situação. Este é um mecanismo que funciona na perfeição, pois esta não é a sua única morada nesta cidade. As rendas são pagas em dinheiro vivo, preferêncialmente, sem contrato (óbviamente), existem pessoas a pagar 300€ por um espaço inicialmente criado para guardar mantimentos. São verdadeiras dispensas, sem janela ou respiradouro onde mal cabe uma cama de solteiro. As condições de higiene são indiscritíveis... Para me ser possível passar um vislumbre: Um quarto com persevejos, foi alugado num só mês, três vezes. O meu senhorio, num só mês, repito, ficou com a renda e caução de três casais de diferentes pontos do planeta, expulsando-os de casa nos dias precedentes ao seu pagamento, sob a acusação de terem portado em suas malas os insectos. Na casa onde vivi antes de me ver obrigado a aceitar destas condições deploráveis, sai de um apartamento não muito longe, sem luz eléctrica. Infelizmente parti um pé nesse periodo. Sozinho, sem família ou amigos que me pudessem valer, encontrei-me praticamente imóvel, sem seguro de saúde, consequência de uma impossibilidade de ter um contrato de arrendamento e com graves dificuldades para me alimentar. As condições de higine, mais uma vez, são indiscritiveis... Par dar um ênfase justo à mensagem que pretendo passar, deixo aqui em nota, que este meu senhorio VIVIA num gurda-fatos. A este ponto, tenho em minha posse um generoso armazenamento de fotos e videos que podem comprovar cada palavra minha. Estão disponíveis para qualquer associação ou entidade pública ou privada que pretendam ajudar a desmantelar este tipo de rede, lavando um pouco a cara a esta cidade onde trabalham e vivem diáriamente centenas de pessoas honestas.

(Catania, 2017-02-04)

#3198

Sou originària de Lisboa, cidade para onde penso voltar, e estou cada vez mais preocupada por ver o processo selvagem de gentrificaçao e a dificuldade da minha geraçao em se instalar na cidade, impedindo-os de trazer juventude, sustentabilidade e diversidade. Obrigada por esta iniciativa.

(Dijon, 2017-02-06)