Contra o aumento ABUSIVO das mensalidades 2012

Convidado

/ #676 Re: Re:

2011-11-07 00:14

#673: Mãe do Porto - Re:  

Na minha mentalidade de executivo, existem "maneiras e maneiras" de se apresentar um budget.

Infelizmente alguns dos indices de aumentos podem estar propositalmente "carregados". Por ex., os aumentos previstos para os professores e funcionarios é um dos itens que, na minha opinião, podem estar mais elevados do que o necessário, e impactam diretamente em 81,6% do budget.

Um P&L negativo pode ser neutralizado de três maneiras:

Opção 1. Dimunuindo-se agressivamente os custos;

Opção 2. Aumentando-se agressivamente a receita;

Opção 3. Diminiuindo-se os custos e aumentando-se a receita (ao mesmo tempo, mas de uma maneira ponderada)

Fazendo-se um rapido exercicio na planilha enviada pelo CVPS, considerando:

a. Um aumento medio de 8,9 % na mensalidade ponderada (um indice bastante razoável, muito proximo da inflação) , resultando numa receita de R$ 191,4 milhões

b . Que o CVPS mantenha o numero de 8.765 alunos pagantes de 2011;

c.  Um precentual de aumento para os professores / funcionarios de aproximadamente 7,5% (o que não é um absurdo tendo em vista a inflação atual);

d. Diminuição do valor final no campo  3.8 as "outras despesas" , chegando a um valor maximo de R$ 10 milhões;  

Desta forma, chegaria-se a um "resultado operacional zero" (o que , na minha opinião, deveria ser o objetivo de uma fundação sem fins lucrativos).

No meu ponto de vista, o CVPS optou claramente pela opção 2 (aumento agressivo de receita)

Seria oportuno que os dirigentes do CVPS esclarecessem se o deficit operacional de R$ 6 milhoes projetado para 2011 já estava contemplado no budget deste ano, mesmo apos um aumento de 13%, muito acima de qualquer indice inflacionario