Pelo Uso Substitutivo de Animais

Convidado

/ #1617

2013-10-29 12:12

DEPOIMENTO DE UMA COBAIA HUMANA PARA TESTES DE PRODUTOS COSMÉTICOS
Por Angelica C. Fernandes

Bem amigos e amigas defensores de animais.
Há uns 4 anos, uma amiga convidou-me para eu participar de testes para pesquisas de cosméticos. Eu aceitei o convite e liguei para o Instituto que realizava a pesquisa. Vou preservar o nome dessa empresa, pois não sei, se ela ainda existe ou se foi fechada. Mas a empresa ficava na Zona Sul de São Paulo, na Av: Indianópolis.
No outro dia, eu fui lá, como me passaram a informação e preenchi meus dados pessoais, enfim, fizeram um histórico da minha saúde e, além disso, passei por uma dermatologista e um oftalmologista.
Como fui aprovada, assinei um contrato e a atendente marcou os dias em que eu deveria ir lá para testar alguns produtos de algumas marcas. Contudo, eles não falavam quais seriam as marcas.
Bem, tinha vez que eu ficava lá o dia inteiro, testando produtos na pele, cabelo, unhas e alguns para a região dos olhos.
Então, testei shampoos, hidratantes, protetores solares, batons, sombras, cosméticos anti-idade, perfumes, dentre outros.
Tudo era supervisionado por pessoas que já tinham feito faculdade ou estavam terminando o curso, pois, se ocorresse alguma reação adversa, logo o teste era suspenso e a pessoa, ainda, passava pelo crivo da dermatologista ou do oftalmologista, a depender do produto a ser testado.
Passávamos dois anos servindo de cobaia e a empresa dava uma ajuda de custo para os voluntários.
Eu estava ciente de que qualquer problema, nós tínhamos médicos lá para interceder.
Logo no começo, o meu marido me proibiu de participar dos testes, mas eu continuei, mesmo contra a vontade dele.
Depois disso, eu não sei o quê aconteceu com o paradeiro dessa empresa. Talvez, ela tenha mudado de endereço ou de estado, não sei.
Conclusão: durante esses dois anos, de testes dos produtos, eu só tive duas reações alérgicas. Por isso, eu sou uma PROVA VIVA de que existem ALTERNATIVAS para as práticas de testes de produtos, pois eu fui COBAIA.

Assina: Angelica C. Fernandes

Textos revisado por Gracinha Bezerra.